terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Existe Carnaval em Portugal?

Por Luceth Chouzal

O Carnaval no Brasil – mais precisamente no Rio de Janeiro, São Paulo e até em Salvador, na Bahia – é mundialmente conhecido. Este ano de 2016 o feriadão acontece entre os dias 05 e 10 de fevereiro. Atrai turistas do mundo inteiro, interessados em assistir aos belíssimos desfiles das escolas de samba, curtir o calor do verão e aproveitar a folia nas ruas das cidades.
Mas, e em Portugal, existe Carnaval? A resposta é SIM!! O país também possui uma grande tradição carnavalesca e o feriado acontece no mesmo período que no Brasil. Olha que ótimo??
Os mais importantes carnavais portugueses são o de Estarreja, da Madeira (de onde saíram os imigrantes que trouxeram a tradição do Carnaval para o Brasil), Ovar, Loures ( tem o maior grupo de carnaval organizado do país, o "Mastronças"), Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas (chamado de Carnaval Internacional de Elvas) e Torres Vedras que,  juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim,  é um dos mais antigos de Portugal!

Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal - as danças e bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, vem desde os tempos dos primeiros povoadores e reflete um estilo teatral bem ao jeito dos autos vicentinos.
Em Lazarim, pertencente ao concelho de Lamego, decorre anualmente o Carnaval mais genuinamente português, mantendo bem vivas tradições ancestrais que perduram ao longo dos tempos. Uma delas são as suas famosas máscaras de madeira, esculpidas por artesãos da vila.
E então, ficaram curiosos? Que tal planejar o próximo Carnaval com uma vinda a Portugal para curtir a folia ao jeito português? Existem empresas de turismo personalizado que possuem ótimos roteiros! É uma excelente oportunidade de conhecer uma nova tradição e se apaixonar ainda mais por este país!