sábado, 5 de dezembro de 2015

Há dias em que mais vale não sair de casa!

Por Sandra Tavares


Há dias em que mais vale não sair de casa e a última vez que visitei Belmonte – a terra de Pedro ÁlvaresCabral – foi um desses dias. 



Santa crendice!! Bem me enganei! Nem castelo, nem sinagoga, nem ruelas místicas, nem nada!!!



Não porque não estivesse cheia de vontade de rever essa vila histórica tão importante deste nosso Portugal, mas sim porque choveu tanto, mas tanto, mas tanto, mas tanto que mais parecia um remake do famosíssimo dilúvio bíblico!


Ainda por cima, imaginem… quem tive a tolice de convidar para esta partida à descoberta da terra do descobridor do Brasil….??? Três amigas brasileiras, ora nem mais!!!
Mas como sou uma moça cheia de recursos, com uma fé inabalável na minha capacidade de improviso e de contar histórias, lá fui eu do Porto até Belmonte, 250 km sob uma verdadeira borrasca, rezando a todos os santinhos que - por obra e graça de nosso senhor Jesus Cristo-, por lá acontecesse um momento de complacência divina, em que uns míseros raios de sol me permitissem pelo menos mostrar a imponência do castelo da família Cabral…


A chuva implacável não deu um momento de tréguas e tive mesmo de me contentar em oferecer às minhas amigas brazucas um almoço prolooonnngggaddo de bacalhau assado na telha com migas de broa e batatinha nova, ali mesmo ao lado, na Casa do Castelo (um restaurante absolutamente delicioso onde costumo afogar as minhas saudades por boa comida beirã sempre que por ali passo). Esse ao menos não me deixou ficar mal!

Mas as aventuras não se ficam por aqui… esperem pelo próximo post sobre Belmonte!